O Festival do Rio e um grande vencedor!

“A hora e a vez de Augusto Matraga”, longa-metragem dirigido pelo estreante Vinícius Coimbra, foi o grande destaque da cerimônia de premiação do Festival do Rio 2011, realizada na noite desta terça-feira (18), no Cine Odeon. Baseado no conto homônimo do escritor mineiro Guimarães Rosa, o filme levou cinco troféus Redentor: Melhor Longa-Metragem de Ficção (voto popular e júri oficial), Melhor Ator (João Miguel) e Melhor Ator Coadjuvante (José Wilker), além de um prêmio especial para Chico Anysio.

O humorista Chico Anysio, que participou da festa com o auxílio de uma cadeira de rodas, fez questão juntar-se à parte da equipe que trabalhou no longa para ressaltar a obra do escritor e o trabalho do diretor.

Apresentada pelos atores Thiago Lacerda e Vanessa Lóes (marido e mulher), a cerimônia teve início com a inauguração de uma estátua do diretor Carlos Manga. Aplaudido de pé, posou para os fotógrafos ao lado da reprodução e também se emocionou ao se referir à nova geração brasileira de cineastas.

O momento mais descontraído da noite foi o anúncio de Maria Luísa Mendonça como vencedora na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por “Amanhã nunca mais”. Ausente, foi representada por Lázaro Ramos, que telefonou para a atriz assim que subiu ao palco. Com o telefone no viva-voz, tentou fazê-la agradecer ao prêmio, mas não deu muito certo. Mesmo assim, o episódio proporcionou boas risadas, inclusive aos apresentadores.

Também foram destaque na premiação os longas “Sudoeste” (Melhor Fotografia, prêmio especial do júri como Melhor Longa-Metragem de Ficção e prêmio Fipresci), o documentário “As canções”, de Eduardo Coutinho (Melhor Longa-Metragem Documentário nos júris oficial e popular), “O abismo prateado” (Melhor Direção para Karim Aïnouz) e “Mãe e filha” (menção honrosa para Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Fotografia).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s